DINHEIRO PÚBLICO EM RISCO: Polícia Civil Mira Fraudes Milionárias na Saúde do Governo Mauro Mendes com Esquema de ‘Superfaturamento Cirúrgico’
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Operação Fio de Aço, desmantelou um esquema milionário de fraudes em contratos de procedimentos médico-hospitalares, atingindo a gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) do governo Mauro Mendes. As investigações indicam que empresas do ramo simulavam concorrência em licitações para direcionar contratações e inflar orçamentos de serviços essenciais, como cirurgias. A fraude envolve o uso de “empresas-fantasma” para dar legalidade a pagamentos superfaturados que, na verdade, desviaram recursos que deveriam ser aplicados diretamente no atendimento aos cidadãos.
O nome da operação, “Fio de Aço”, faz alusão ao material cirúrgico, metaforizando a forma como os investigadores puxaram a ponta de um emaranhado de empresas ligadas por um “fio comum”. Embora a SES/MT seja o órgão gestor responsável pelos contratos investigados, o foco da Polícia Civil, neste momento, é nos proprietários, gestores e médicos que se beneficiaram diretamente do esquema. O Governador Mauro Mendes tem sido cobrado por rigor e transparência em todas as unidades de saúde, especialmente diante de outros recentes escândalos na área.


